CARTA AOS APOIADORES DE PADRE LEOMAR
Akito Willy Taguchi:
Li atentamente o manifesto, cuja atitude por si só merece louvor e cumprimento democrático. Só com um amplo, respeitoso e profundo debate – notadamente entre contrários, construíremos uma pauta republicana, que nos ilumine o caminho do meio. Nesta perspectiva, seguem contrarrazões.
A citação no manifesto da “ defesa da democracia ” requer contudo, um alargamento do espectro analisado, quando alude o ¨ momento de acirramento político e social em que vivemos no qual “ O Padre expôs sua indignação com aqueles que dizem amar a Deus, mas, acabam por praticar o inverso do que Deus deseja. Sua reflexão atinge, diretamente, aos que utilizam suas bocas para disseminar mentiras e o ódio. Indiretamente, seu texto também atingiu aqueles que por medo, tapam suas bocas e assistem as injustiças em silêncio. ”
Entendo então que o manifesto acerca de fato de repercussão nacional deixou de tecer considerações sobre as declarações de:
- Aristides Santos (Contag/em evento na Presidência da República)- “A forma de enfrentar a bancada da bala contra o golpe é ocupar as propriedades deles ainda lá nas bases, lá no campo. E é a Contag, é os movimentos sociais do campo que vão fazer isso. Ontem dizíamos na passeata: vamos ocupar os gabinetes, mas também as fazendas deles. Porque se eles são capazes de incomodar um ministro do Supremo Tribunal Federal, nós vamos incomodar também as casas, as fazendas e as propriedades deles”
- Vagner Freitas (CUT/Salão nobre do Palácio do Planalto) : no evento ele declarou estar preparado com ‘‘armas’’ e um ‘‘exército’’ para barrar qualquer tentativa de ‘‘coxinhas’’ de tirá-la (Dilma) do poder.
- Gleise Hoffman (Presidente do PT) - "Para prender Lula, vai ter que prender muita gente, mais do que isso, vai ter que matar gente. Aí, vai ter que matar", afirmou a senadora, presidente nacional do partido, em entrevista publicada nesta terça-feira (16) em entrevista ao portal Poder360, reproduzida na página oficial do PT.
Uma democracia se desligitima, quando em em defesa dela, poupam-se acirramentos belicosos, acirrando ânimos de camponeses e trabalhadores.
Um projeto democrático inclusivo, não poupa de críticas a acirramentos, quando ditos à sombra de uma só ideologia.
Akito W Taguchi
Engenheiro Especialista em Políticas Públicas.
Nenhum comentário