Anúncios Google



Últimas Notícias

Operação da PM desarticula tráfico de drogas, cumpre 55 mandados judiciais e prende 30 pessoas em Cianorte (PR)

 Marcia Santos/PMPR

O balanço da Operação Dominus, esforço conjunto da Polícia Militar e do Ministério Público contra o tráfico de drogas no Noroeste do estado, contabiliza 30 prisões (das quais nove são contra presos que já estão no sistema carcerário), duas armas de fogo e quase um quilo de drogas apreendidas. A ação policial foi na manhã desta terça-feira (30/01) e contou com o emprego de 160 policiais militares para o cumprimento de 55 mandados judiciais (22 mandados de Prisão e outros 33 de Busca e Apreensão). Os quatro líderes da organização criminosa foram detidos durante a operação.

As abordagens concentraram-se em Cianorte, mas nos últimos meses outras ações foram feitas no Noroeste e na região do Vale do Ivaí. “As apurações sobre o tráfico de drogas iniciaram-se há um ano e no decorrer das ações 16 pessoas já foram presas em outras etapas ao longo desse período. É um grupo que atuava principalmente em Cianorte, mas descobrimos ramificações em outras cidades como Umuarama, Cruzeiro do Oeste e Campo Mourão”, explicou o Chefe de Planejamento do 3º CRPM, capitão Roberto de França.

Dentre as 30 prisões feitas nesta terça-feira, quatro são de pessoas que controlavam os pontos de venda de drogas na cidade, e nove são de integrantes que já se encontravam na carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Cianorte por conta do envolvimento com o tráfico de drogas e com associação ao tráfico.

Durante as abordagens as equipes policiais localizaram 464 gramas de maconha, 490 gramas de cocaína e 15 gramas de cocaína. Também foram apreendidas duas armas de fogo (uma espingarda e um revólver, ambos de calibre .38), 32 munições de calibres .40, .38 e .28, além de materiais para pesagem e embalagem das drogas (balança de precisão e pinos vazios).

“Todos os materiais aprendidos e os detidos estão sendo levados à 21ª Subdivisão Policial de Cianorte”, complementou o Comandante da 5ª Companhia Independente, capitão Cláudio Roberto Longo Silva, que citou ainda a colaboração do Ministério Público no andamento das investigações.

A operação contou com a aplicação de policiais militares da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e do Pelotão de Choque de oito unidades operacionais pertencentes ao 3º Comando Regional de Polícia Militar (3º CRPM), sob a coordenação da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM), sediada em Cianorte. As equipes atuaram com apoio aéreo do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

DOMINUS – O nome da operação foi escolhido, segundo o capitão Claudio, por conta da maneira que os líderes do grupo atuavam e se intitulavam “donos” dos locais onde havia de comércio de drogas no bairro Seis Conjuntos, em Cianorte. “A ação foi uma resposta das forças de segurança pública para desmantelar a atuação dessa organização criminosa”, apontou.


Nenhum comentário