Últimas Notícias

Deputados decidirão hoje, se ex-governadores continuarão recebendo pensão de mais de 30 mil reais

Hoje, será um dia histórico para o estado do Paraná.

É o dia em que nós, deputados estaduais vamos decidir se ex-governadores, viúvas de ex-governadores e futuros governadores vão deixar de receber as aposentadorias milionárias que recebem, mesmo com alguns tendo exercido o mandato por poucos meses e até mesmo, estando respondendo processos judiciais por desvio de dinheiro público, como é o caso do ex-governador Beto Richa. 

De acordo com a constituição estadual, os ex-governadores têm direito a uma pensão vitalícia (podendo ser transferida, em caso de morte para o cônjuge viúvo) no mesmo valor do salário de um desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, que hoje é de R$ 30.471,11.

Atualmente, oito ex-governadores e duas ex-primeiras-damas recebem a aposentadoria.
Por ano, as pensões especiais a ex-governadores custam R$ 3,6 milhões aos cofres públicos, ou seja, ao bolso do trabalhador! 

A decisão para que isso acabe, está nas mãos do deputado estadual que você elegeu nas últimas eleições. 

Fiquem atentos!

Colaboração: Deputado Delegado Jacovós




ALEP | O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deputado Ademar Traiano (PSDB), confirmou nesta terça-feira (14), que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a aposentadoria dos ex-governadores será votada na sessão plenária desta quarta-feira (15). “A Comissão Especial da Assembleia aprovou o relatório que está pautada para esta quarta-feira e será o primeiro item da pauta. Quero zerar este assunto com a maior brevidade possível”, disse Traiano.
Segundo o deputado, a instalação do Governo em Maringá, evento previsto para às 18 horas desta quarta-feira, não deve atrapalhar a votação da matéria. “Compromisso de deputado é estar na sessão plenária. A instalação do Governo em Maringá será amanhã, mas ele fica lá até sábado, não vejo razão para adiar a votação por esse motivo. Eu já havia avisado que, tão logo a comissão aprovasse seu parecer, pautaria essa matéria”.
Relatório – A Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 01/2019, que acaba com a aposentadoria dos ex-governadores, aprovou na manhã desta terça-feira (14) o parecer favorável do relator, deputado Cobra Repórter (PSD), ao texto original e à emenda apresentada com o apoio de 32 parlamentares. O parecer foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares membros da comissão. A PEC, de autoria do Poder Executivo, revoga o § 5º do art. 85 da Constituição do Estado do Paraná, que estabelece o pagamento de subsídio mensal e vitalício para quem tiver exercido em caráter permanente o cargo de governador do Estado. Já a emenda prevê a extinção do pagamento do subsídio mensal e vitalício a ex-governadores ou a suas viúvas. São necessários 33 votos para aprovar a matéria em Plenário no primeiro e segundo turno de votação (Leia reportagem no site).
Expoingá – Por decisão do Plenário a sessão ordinária desta quarta-feira (15) foi antecipada e será realizada no período da manhã, iniciando às 9h30. Isto porque entre os dias 15 e 17 de maio a Alep marcará presença em Maringá, durante a 47ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá e 24ª Internacional – Expoingá. Assim como aconteceu no mês de abril, durante a ExpoLondrina, a Alep terá um stand montado para atender aos prefeitos, lideranças, empresários e a população e também para apresentar ini

Nenhum comentário