google.com, pub-9260219201570232, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Gato por Lebre? | Maringá não é a primeira cidade do Paraná a testar ônibus elétrico - Jota Silva Destaques

Últimas Notícias

Gato por Lebre? | Maringá não é a primeira cidade do Paraná a testar ônibus elétrico

Com as eleições municipais esquentando nos bastidores, todo pedaço de calçada vira palanque. 


Na semana passada, na Expoingá, o prefeito de Maringá Ulisses Maia pediu novamente ampla divulgação da chegada do ônibus 100% elétrico à cidade. 

Vendido à população como algo inovador e inédito no Estado, o veículo esta exposto abaixo de uma grande faixa publicitária que diz: “1ª cidade do Paraná a implantar o ônibus elétrico”.


Bonito marketing, ainda mais em ano eleitoral, porém Maia esqueceu ou esta desinformado que Curitiba vem testando há anos ônibus elétricos e híbridos na sua frota. 

Informações da capital apontam que apesar de avaliação positiva inicial, a relação custo/benefício não se mostrou vantajosa para a manutenção das unidades nas ruas de Curitiba.

O custo do modelo elétrico chega a ser três vezes superior e apresenta uma baixa autonomia na comparação com os veículos regulares, informam técnicos que trabalharam no projeto na capital.

Até hoje o assunto é alvo de questionamentos do Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. 

Alguém precisa avisar o prefeito que ele pode estar comprando gato por lebre. E não precisa nem dizer quem vai pagar a conta.

Nenhum comentário